Noticia: Empresária transforma material reciclado em negócio rentável

publicado originalmente em Jornow

Espaço único no ABC comercializa cosméticos orgânicos, ecojoias e biojoias

Lonas de caminhão, sementes, pneus, folhas de plantas, piaçava e restos de madeiras transformados em joias, acessórios, bolsas e calçados. Estes são os produtos encontrados na loja recém-inaugurada em Santo André, Icí Beleza Orgânica.

Idealizado por Lilian Roquetti Gerdes, que sempre esteve envolvida com a preservação do meio ambiente e há mais de 15 anos faz trabalhos voluntários de proteção animal, o espaço, que exigiu investimentos na ordem de R$ 200 mil, reúne diferentes opções de presentes e cada peça tem uma história de vida diferente.

“Icí para os índios caiapós do sul significa semente e foi com esta finalidade que criei o espaço, a fim de mostrar que é possível gerar negócios a partir de materiais recicláveis, que, ao invés de poluírem a natureza, podem ser transformados em lindas peças. Nossos produtos também prestigiam comunidades indígenas do Amazonas, cooperativas de mulheres artesãs de vários locais do Brasil, como Maranhão, Distrito Federal, Pará, Minas Gerais, além de designers brasileiros”, explica a empreendedora.

Em funcionamento há apenas um mês, a loja tem recebido clientes que se deslocavam para bairros badalados da Capital, como Vila Madalena e Jardins, para encontrar produtos diferenciados. “É um espaço único no ABC e temos peças que você não encontra nem em São Paulo. Inclusive algumas ecojoias comercializadas na Icí já apareceram na novela “Ti-ti-ti”, da Rede Globo”, complementa Lilian, que tem como sócia sua irmã Tania Cristina Gerdes.

Na Icí é possível encontrar bolsas e acessórios feitos com couro vegetal, lona de caminhão reciclada, fibras naturais, calçados com solado à base de pneu, além de cosméticos com até 100% de ingredientes orgânicos, obtidos de forma sustentável e com certificação de institutos nacionais e internacionais, como o IBD e a Ecocert. “Nossos xampus, condicionadores, sabonetes, loções, colorações, cremes faciais e corporais, águas para lençóis e linha completa de maquiagem não usam ingredientes de origem animal e não são testados em animais”, esclarece Lilian.

Na linha de ecojoias e biojoias, encontramos brincos feitos com folhas, sementes, machetaria (arte de colagem de madeira), pulseiras de fibra de buriti e tururi (tipos de palmeira), colares de garrafa pet, além de anéis de prata e madeira reciclados. A prata 950 utilizada em algumas peças, por exemplo, é oriunda de radiografias que, após tratamento especial, adquire a mesma qualidade da prata extraída pelo método tradicional, porém não prejudicial à natureza. A madeira empregada também em algumas joias são sobras da matéria-prima utilizada na lutheria – arte de fabricação de instrumentos musicais – como pau Brasil, jacarandá da Bahia, tucumã, madeira roxinho e muirapiranga.

Sem comentários: