Capim dourado


O Capim dourado é um material muito nobre, originário do Jalapão, no Estado de Tocantins, no interior do Brasil.

O nome 'capim' é popularmente atribuído a todos os tipos de erva daninha, da família das gramíneas, no entanto o capim dourado (syngonanthus nitens) é uma planta da família das sempre-vivas.
De caule longo e dourado possui na extremidade uma pequena flor branca onde estão guardadas as sementes que garantem a sua reprodução.
O capim dourado começou a ser trabalhado há mais de um século pelos índios da etnia Xerente que passaram essa arte para habitantes do povoado de Mumbuca no município de Mateiros.
Com o desenvolvimento do ecoturismo o capim dourado foi adotado como um dos símbolos do estado de Tocantins sendo esse material trabalhado atualmente também noutras localidades da região.

Sustentabilidade dessa arte

O artesanato em capim dourado proporciona nos dias de hoje rendimentos a muitas famílias. Por esse motivo a sua exploração é controlada pelo governo do estado. O capim dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro altura em que a planta se encontra madura, na sua conhecida cor dourada, e a flor se encontra pronta a largar as sementes que trarão mais plantas na época seguinte.
O governo do estado de Tocantins, através de regulamentação especifica, proíbe a saída do capim dourado, no seu estado natural, da região, só podendo este ser vendido depois de transformado e trabalhado pelos artesãos locais, garantindo assim a continuidade dessa arte e do rendimento das famílias envolvidas.
O capim dourado que se encontra no campo da foto acima, nas mãos desses artesãos, será transformado em malas, pulseiras, brincos, mandalas, entre outros objetos de lindíssimo aspeto.

Informação e fotos recolhidas de:
Ecoart's
ISPN - Instituto Sociedade População e Natureza
Wikipedia

Sem comentários: